Tok&Stok Anuncia os ganhadores do 10º prêmio de design universitário sob o tema "CADEIRA"

By Heloise Travain - novembro 11, 2015

A comissão julgadora concedeu também duas menções honrosas

Um dos principais talentos da atual música brasileira, Karina Buhr, foi a apresentadora da 10ª edição do Prêmio de Design Universitário Tok&Stok, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. A edição deste ano contou com 56 projetos finalistas dos 591 enviados por estudantes de todo o Brasil. Também foi anunciado durante o evento o tema da próxima edição, que será “Conectividade”.
No total foram cerca de R$ 30 mil em prêmios, divididos entre os estudantes contemplados com o primeiro, segundo e terceiro lugar, bem como os respectivos professores-orientadores. Também foram entregues duas menções honrosas a projetos que se destacaram pelo design diferenciado.
Com o tema “Cadeira”, os inscritos foram desafiados a criar produtos alinhados aos princípios da rede: contemporaneidade, jovialidade, minimalismo, solução, preço adequado ao público-alvo, condições de armazenagem, entrega e retirada pelos clientes. Cada participante teve a oportunidade de enviar até dois projetos individuais obedecendo às seguintes proporções de matérias-primas: 80% de madeira (incluindo as espécies de madeira maciça e o grupo de derivados, classificados como EWP – Engineered Wood Products) e 20% de outros materiais (polímeros, metais, fibras naturais e sintéticas, dentre outros), não sendo contabilizados sistemas de fixação, parafusos e cola.
Com esta iniciativa, a Tok&Stok homenageia o trabalho do jovem designer universitário e estimula o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica do país. Os inscritos foram avaliados por um júri formado por especialistas em design e representantes da empresa.
O projeto vencedor foi a Cadeira Grouse de Alberto Miguel da Silva, da UFRGS – Universidade do Rio Grande do Sul. A peça foi desenvolvida para contemplar momentos, como, ver o cair da noite ou o nascer do dia. Seu principal diferencial é o encosto versátil, que mesmo sem nenhum mecanismo se ajusta a diferentes posições. Com estrutura em madeira maciça e assento em espuma de poliuretano (D45), o produto é revestido com tecido elástico.
Em segundo lugar ficou Israel Augusto da Silva, da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, que desenvolveu a Cadeira Abadá toda estruturada em compensado laminado curvado. Utilizando a vestimenta da capoeira como inspiração, o projeto analisou os métodos de produção industrial e  ele criou um molde que pode ser utilizado tanto na peça do assento/encosto quando no assento/pé.
Já Rodolfo Henrique de Medeiros Barros, da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, foi o terceiro colocado com a Cadeira Mania. Inspirado no brasileirismo ao pé da letra, faz referência à mania que se tem de inclinar a cadeira para trás. O resultado é um design que proporciona leveza e contemporaneidade. Produzida em madeira maciça de reflorestamento (Eucalipto) e compensado laminado com detalhes em verniz e pintados.
Receberam as menções honrosas os seguintes alunos: Alan Pontes, da UNICSul - Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo, com o projeto Cadeira Bridge, e Ester Nogara, do IPA - do Centro Universitário Metodista do Rio Grande do Sul, com a cadeira Mimo.

Sobre a Tok&Stok

Em 1978 surgia a primeira Tok&Stok em São Paulo, com conceitos modernos e ideias inovadoras. A falta de móveis com design arrojado, com bom preço e serviço de entrega rápida era um excelente nicho de mercado. Assim, formou-se a proposta da empresa que, como o nome indica, oferece ótimo design percebido em suas coleções (Tok) e disponibilidade para a retirada imediata (Stok). 
A Tok&Stok tem lojas em São Paulo, Santo André, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Vitória, Maceió, Uberlândia, Sorocaba, Piracicaba, Guarulhos e Balneário Camboriú, João Pessoa, Belém e Campo Grande.

0800 7010161

Bisous,

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.