Ponte Helix Bridge - Cingapura

By Heloise Travain - maio 11, 2015


A Ponte Helix projetada por Cox Rayner Arquitetos é uma das poucas pontes do mundo a ser nomeada após a conclusão da sua estrutura. Além da singularidade da estrutura e forma, ela foi projetada para responder à abertura de um porto interno em que grande parte da cidade está agora focada. Com obras iniciadas em 2008, localiza-se em Marina Bay (baía Marina), na foz do rio Cingapura. Demorou 2 anos para ser concluída e teve duas datas de inauguração, uma parcial em abril de 2010 e o funcionamento total em junho do mesmo ano.
Ela é a única no mundo, em sua arquitetura e engenharia, a usar uma estrutura de aço inoxidável em formato de dupla espiral, lembrando a estrutura de um DNA. Também vencedora da categoria “Melhor Edificação de Mobilidade Urbana do Mundo 2010” do prestigiado World Architecture Festival Awards (WAF Awards).
A arquitetura da ponte associada à estrutura do DNA traz consigo vários significados como renovação, crescimento, continuidade da vida e abundância eterna. Foi inspirada também no símbolo Yin e Yang da cultura asiática para trazer saúde, felicidade e prosperidade à Marina Bay.
Ela é a maior ponte para pedestres de Cingapura, tem 280m de comprimento, 2,4km de tubos de aço inoxidável em formato helicoidal e foi construída a 8,8m do nível do rio. Pesa cerca de 1.700 toneladas e suporta até 16.000 pessoas ao mesmo tempo.

Os engenheiro da Arup estudaram e escolherem a forma helicoidal ou a dupla espiral na confecção da ponte, pois perceberam que assim utilizariam cinco vezes menos o aço utilizado numa ponte convencional. Isso economizou milhões de dólares em custos de construção, sendo que o custo total da ponte ficou em aproximadamente U$68 milhões. 
Os tubos de aço inoxidável usados na Ponte Helix são segmentados e curvados, porém  quando montados dão a forma contínua helicoidal de 280m de comprimento. Essa conquista foi o resultado de um processo de modelagem por computador em 3D altamente sofisticado, através do qual as proporções e as ligações foram progressivamente refinadas. Para destacar o formato da estrutura, a iluminação LED foi incorporada ao longo de ambas as espirais, e na iluminação do solo, incorporada para destacar a combinação de segmentos da cobertura de vidro e aço perfurado.


A estrutura tubular helicoidal inferior suporta uma cobertura feita de painéis de vidro segmentados e malha de aço perfurado para oferecer sombra aos pedestres e permitir visões da baía através dos vãos deixados na cobertura. Mais cinco varandas com arquitetura inspirada nos elementos – terra, metal, água, madeira e fogo, se projetam para fora da ponte em lugares estrategicamente calculados para que os pedestres possam descansar ou ter a mais inigualável e privilegiada visão do horizonte de Cingapura e dos eventos e atrações de Marina Bay.

Materiais utilizados: 650 toneladas de aço duplo inoxidável, 1.000 toneladas de aço carbono, Vidro segmentado, Malha de aço perfurado, Leds Talexx.

Curiosidade: À noite, pares de botões verde e vermelho cujas letras são “c” e “g” ou “a” e “t, e que representam as moléculas base do DNA: citosina, guanina, adenina e timina, levantam e acendem no chão, criando um ambiente lúdico e alegre.

Confirma mais fotos:









Gostaram de conhecer a Ponte Helix Bridge? Abaixo tem um vídeo que mostra um pouquinho mais sobre ela!!



Referências:
http://www.intacta.com.br/
http://wwwo.metalica.com.br/
http://www.institutobramante.com.br/
http://www.guiadecingapura.com/
Google imagens.

Bisous, 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.