ArchLife na Bienal Brasileira de Design

By Heloise Travain - maio 18, 2015


Olá, como já havíamos comentado aqui no blog, no dia 15 de maio foi a abertura da Bienal Brasileira de Design em Florianópolis, SC. No dia 15 e 16 de maio aconteceu um Seminário Internacional com vários palestrantes, divididos em 3 blocos, sexta de tarde, sábado de manhã e sábado de tarde. Eu e minha amiga e colega de curso Alice, estivemos presente no sábado pela manhã onde a arquiteta Bel Lobo foi uma das palestrantes juntamente com Manuel Estrada, Jorn Konijn e Dan Formosa.

Com Bel Lobo antes das palestras começarem. Que prazer conhecer ela!
A primeira palestra foi a que nos motivou a ir, a querida Bel Lobo com o tema " O bem, o bom, o belo, para todos", de uma forma descontraída falou sobre o início de sua carreira e como chegou onde está hoje com o escritório Coletivo Be.Bo., mostrou fotos de alguns projetos comerciais para marcas conceituadas como Arezzo, Farm, Lougerie entre outras. Com ela estava uma de suas parceiras de trabalho a Mari Travassos que também interagiu na palestra falando um pouco mais sobre a M.o.o.c (móveis, objetos e outras coisas), e a parceria com a Tok & Stok com a coleção Vira e Mexe. Para encerrar falaram sobre o programa Decora e Lá fora com Bel Lobo em parceria com a GNT. Foi demais!


A segunda palestra foi com Manuel Estrada, designer gráfico e fundador e presidente da Fundación Diseño Madris (DIMAD). com o tema Design para vencer, Design para comunicar. Falou sobre comunicação, design gráfico, processos de criação, tipografia entre outras coisas, deixando claro que sempre o objetivo de um projeto são as pessoas e não os objetos!


A terceira palestra foi com Jorn Konijn, da Holanda, o tema foi:  Estamos presos no futuro? O design e o futuro. Falou sobre design que não mudam, design acidental e design em decomposição. E finalizou passando esperança com a história incrível de Loes Veenstra (vale a pena pesquisar). 


A quarta e última palestra foi com Dan Formosa, de Piemont, EUA. Consultor do 4B Collective e do Brainpoll. De uma forma muito divertida nos mostrou que o design deve ser paras as pessoas e não para coisas. O tema de sua palestra foi um questionamento: O design consegue se reinventar? 


Kit que ganhamos no credenciamento.
Em apenas uma manhã adquirimos tanta informação importante que valeu muito a pena ter participado. E voltaremos para participar do restante da programação que irá até 12 de julho. São sete exposições de design brasileiro (MASC,MIS, CIC, MESC e FIESC), uma exposição internacional no Museu de Santa Catarina e mais de 150 eventos paralelos.

Mais informações você pode ter no site da Bienal - http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/

Bisous, 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.