Bienal Internacional de Curitiba Luz do Mundo 2015

By Heloise Travain - maio 14, 2015


Olá Pessoal!! Já estamos indo para o finalzinho do primeiro semestre de 2015, e já tem muita programação para o segundo semestre!! Uma delas é a Bienal de Curitiba - Luz do mundo! 
Na edição de 22 anos da Bienal internacional de Curitiba, artista dos cincos continentes irão trazer o melhor da arte contemporânea mundial para Curitiba. Ainda não sabemos a programação mas com certeza será muito interessante!


Sobre a Bienal

Luz em Curitiba, luz emanando de Curitiba: a edição de 2015 da Bienal Internacional de Curitiba escolhe a arte que tem a luz como pretexto, motor e matéria, além de conteúdo e forma. A luz é condição indispensável de toda arte em qualquer de seus modos, mas em 2015 a luz será a aparência e a essência da arte em Curitiba.A arte da luz cria uma ligação direta e imediata com seu observador, dispensando a mediação da palavra e, com isso, a interpretação da mensagem. A arte contemporânea mostra-se por vezes sob a aparência de um documento de reflexão sociológica ou estética voltado em primeiro lugar para o especialista da área; tende a deixar a si mesma em segundo plano e a abrir espaço para a explicação; para essa arte, o conceito vem antes e a sensação com a emoção nem sempre estão presentes. Seguindo via oposta, a Bienal Internacional de Curitiba de 2015 propõe a arte como experiência direta, outra vez. Experiência poética direta. Experiência da calma beleza, da grandeza serena, algo próprio da arte ainda hoje – e talvez mais do que nunca.O título, Luz do Mundo, vem do romance homônimo do finlandês Halldór Laxness, Prêmio Nobel de 1957. Escrevendo em um país insular do fim de mundo ao norte, hoje um emblema da condição climática, sem esquecer que o mundo é um lugar duro e áspero, Halldór Laxness defendeu o poder da beleza, para ele a ideia central que move a poesia. A luz da beleza, a luz própria da beleza (como nos astros), é a luz que emana de todos os pontos do mundo – uma luz em que se pode confiar. E uma luz que pede mais luz, como talvez Goethe quis em suas últimas palavras. Há sempre espaço para mais luz. Em alguns momentos, mais que em outros. Por Teixeira Coelho, curador geral da Bienal Internacional de Curitiba 2015.

Espaços

  • Museu Oscar Niemeyer;
  • MUMA - Museu Municipal de Arte;
  • Centro Cultural Sistema FIEP;
  • Galeria Osmar Chromiec - APAP;
  • Jardim Botânico.
A Bienal Internacional de Curitiba 2015 contará com curadoria geral do crítico de arte Teixeira Coelho.
Teixeira Coelho possui doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1981), pós-doutorado na University of Maryland, EUA (2002), graduação em Direito pela Universidade Guarulhos (1971) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1976) . Atualmente é professor de Política Cultural da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, aposentado. É curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo-MASP. Foi Diretor do MAC-USP. Ex-Diretor do IDART (Departamento de Informação e Documentação Artística do Centro Cultural São Paulo). Foi professor de Teoria da Informação e Percepção Estética e de História da Arte da Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. É especialista em Politica Cultural e colaborar da Catedra UNESCO de Politica Cultural da Universidad de Girona, Espanha. Bolsa de Residência no Centro de Estudos e Conferências de Bellagio – Itália. É consultor do Observatorio de Politica Cultural do Instituto tau Cultural, São Paulo. Curador de diversas exposições realizados no MAC-USP e no MASP. Autor de diversos livros sobre cultura e arte, é ficcionista (PremioPortugal Telecom 2007 pelo livro Historia Natural da Ditadura, publicado em 2006 pela Ed. Iluminuras.

Mais informações
Facebook.
bienaldecuritiba.org.

Bisous, 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.