Expo Milão 2015

By Heloise Travain - maio 09, 2015


Expo Milão 2015 é a Exposição Universal em Milão que iniciou no dia 1º de maio de 2015 e irá até o dia 31 de outubro de 2015.
É o maior acontecimento, até hoje realizado, sobre comida e nutrição. Durante 6 meses, Milão será palco de um confronto de ideias e soluções acerca do tema Alimentar o planeta, energia para a vida, estimulando a criatividade de todos os países participantes e promovendo a inovação para um futuro sustentável.
Expo Milão 2015 é um evento para refletir e buscar uma solução para a contradição entre os 870 milhões de pessoas que passam fome, os 2,8 milhões de pessoas que morrem em função de problemas de saúde causados por excesso de comida ou má alimentação e 1,3 bilhão de tonelada de comida que é desperdiçada todos os anos.
Durante todo o evento, os pavilhões expositivos e a cidade de Milão contarão com eventos artísticos, musicais, espetáculos, laboratórios criativos e mostras culturais.

O local de exposições se localiza na área metropolitana de Milão, lá se encontra pavilhões de 145 países participantes. Mas, o destaque não é somente para a alimentação, e sim também técnicas de produção com foco em inovação e sustentabilidade. Com isso, arquitetos e chefs renomados se esforçaram ao máximo para mostrar o melhor do seu país.

Fizeram um concurso para escolher o pavilhão do Brasil, e teve mais de 40 propostas de projeto (confira aqui), entre elas foram escolhidas 1°,2° e 3° lugar, mais 4 menções honrosas (confira aqui). O blog ARCHLIFE selecionou 4 das propostas que mais nos conquistou para mostrar para vocês. Vamos conferir?

Proposta - Lompreta Nolte Arquitetos


A nossa proposta para o pavilhão apresenta o país como um grande mosaico da sua potencialidade e diversidade de produção de alimentos. A riqueza natural potencializada pela tecnologia forma a mensagem do pavilhão.


O pavilhão é projetado como edificação temporária com estrutura em vigas de madeira laminada colada, pré-fabricadas, e encaixe de 3300 módulos, que após funcionamento do pavilhão na Expo podem ser retirados e encaminhados para novos usos.

Mais informações  AQUI.

Proposta - figueroa.arq


O PAVILHÃO foi pensado para poder gerar um ciclo virtuoso através da Aquaponia, uma forma sustentável de cultivo orgânico que extrai os melhores atributos da hidroponia e da piscicultura. Peixes e plantas são cultivados dentro de um mesmo circuito e trabalham de forma simbiótica. Os peixes são alimentados e geram amônia em seus resíduos. Bactérias presentes no tanque dos peixes e na cama de cultivo convertem essa amônia nitrito e depois em nitrato, um fertilizante que alimenta as plantas. Essa água rica em nutrientes irriga a cama de cultivo de plantas onde é filtrada e aerada antes de retornar ao tanque dos peixes. A filtragem é feita pelas plantas e seu substrato, a aeração através de uma bomba alimentada por energia solar.

Mais informações AQUI.

Proposta - ATRIA ARQUITETOS


SEGUNDO LUGAR - Possui identidade forte e marcante obtida por meio da utilização de velames translúcidos com nylon trançado reciclado como vedações laterais. A arquitetura cinética, ativada pelos ventos, cria um efeito de grande atratividade e interesse, transformando um sólido geométrico em um volume diáfano.

Mais informações AQUI.

VENCEDOR - Studio Arthur Casas


O Brasil já se distribui em rede. Não é à toa que nossa rede hidrográfica é a maior do mundo. Seja nas ousadas Cosmococas de Hélio Oiticica, nas delirantes instalações de Ernesto Neto ou no balanço marítimo de Dorival Caymmi, a rede marca forte presença na iconografia cultural brasileira. O potencial contido em sua lógica impulsionará ainda mais a agricultura e as artes nacionais nos próximos anos: quanto mais pessoas se conectarem e distribuírem, mais energia — e, logo, crescimento — haverá. Essa total conectividade é o futuro desejado pelo Brasil. 



Mais informações AQUI.

Então, qual você mais gostou? O vendedor eu considero super merecido, amei a proposta e fico morrendo de vontade de caminhar, pular, correr nessa rede, quem sabe até outubro eu consiga ir ;) !!!!

REFERÊNCIAS:
http://oglobo.globo.com/estilo/boa-viagem/expo-2015-mobiliza-milao-na-italia-com-seis-meses-de-programacao-cultural-intensa-15631684#ixzz3Zf4yOIxm 
http://www.oguiademilao.com/

http://www.iabdfconcursos.com.br/
http://www.expo2015.org/it/partecipanti
https://www.facebook.com/studioarthurcasas
http://www.archdaily.com.br/

Bisous,


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.