Arquitetura Brasileira - Casa de Vidro, Lina Bo Bardi

By Heloise Travain - junho 03, 2015


Olá pessoal!! Desde quando fiz o curso técnico de Designer de Interiores sou apaixonada pela Lina Bo Bardi (tem post aqui) e pela Casa de Vidro. Quem me apresentou ela foi a querida professora Ana Arruda, que me motivou muito no curso (Obrigada Ana). E hoje cursando arquitetura estou podendo conhecer um pouco mais sobre a forma arquitetônica da Lina Bo, e hoje vim compartilhar um pouco mais com vocês. A obra escolhida foi a Casa de Vidro!

Sobre a Casa de Vidro

A Casa de Vidro é um marco da arquitetura de São Paulo, construído por Lina Bo Bardi, em 1951, para a residência do casal. O jardim da casa, em um terreno de 7.000 m2, no Morumbi, é raro exemplo de conservação da mata brasileira.
É na Casa de Vidro que hoje funciona o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, criado em 1990, por uma decisão pessoal de Bardi, com o apoio de Lina. O acervo pessoal, reunido pelo casal ao longo de sua vida, foi doado para o Instituto com o objetivo de promover, pesquisar e divulgar os campos da arte e da arquitetura no Brasil. É constituído de obras de arte, móveis, documentos, objetos, cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias, além do ar quivo pessoal de ambos, significativos para a cultura do Brasil.
Este acervo dos Bardi transcende o aspecto pessoal, pois carrega o raro testemunho de dedicação e generosidade para com o povo brasileiro, o interesse genuíno pelas características da nossa cultura, favorecendo a memória de uma fase importante da nossa história.


Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, e mais tarde também pelo IPHAN como patrimônio histórico, a casa tornou-se um ponto de visita obrigatório para arquitetos internacionais e fonte de pesquisa para estudiosos. O Instituto promove exposições, encontros, palestras, visitas, publicações e vídeos.

























É conhecida como Casa de Vidro, pois chamava atenção dos moradores ao redor na época em que estava sendo construída no local que ainda era uma reserva da Mata Brasileira. Ela foi implantada na parte mais alta do terreno tendo um declive bastante acentuado.
Ela é divida por dois "blocos", a caixa de vidro que é apoiado nos pilares, e outro bloco que é assentado diretamente no terreno.


Casa de Vidro - Pavimento superior.
Casa de Vidro - Pavimento inferior.

Casa de Vidro - Corte.
Mais fotos:






Achei um vídeo bem interessante onde podemos ver mais da Casa de Vidro e entender mais a circulação, distribuição de ambientes, forma arquitetônica e mais.



Alguém já visitou a casa? Conte nos comentários!

Fonte:

Bisous,

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.