Conciliar vida acadêmica, trabalho (estágio) e vida social! É possível? | Mellyssa Ayres

By Heloise Travain - março 27, 2018



É de conhecimento de qualquer pessoa que a faculdade consome grande tempo da vida de um estudante, mais ainda dos estudantes de arquitetura e urbanismo, que contam com uma enorme demanda de trabalhos que consomem tempo e energia. Mas será que é possível estudar, trabalhar e continuar vivendo? Rsrsrs
Em breve veremos dicas de como conseguir conciliar tudo, e se manter ativo no círculo de amizades.

1) NÃO DEIXE TUDO PARA ÚLTIMA HORA

Sabe aquela “preguicinha” que dá quando vemos que o prazo é longo, e que não precisamos começar o trabalho hoje? Esquece!! Quando saímos do ensino médio achamos que fazer um “ctrl c/ ctrl v” da internet em cima do laço vai continuar salvando nossos trabalhos atrasados, mas não é bem assim. Durante a graduação percebemos que os trabalhos acadêmicos além de serem mais complexos, demandam mais tempo do aluno. Portanto, a partir do momento que o professor passar o trabalho, comece a fazê-lo, nem que seja uma hora por dia. Você perceberá que na semana da entrega já estará tudo pronto, e você apenas estará acrescentando detalhes a mais do que lhe foi pedido (principalmente se a matéria é de projeto).

2) CRIE UMA ROTINA


“Aí que saco, rotina!!”

Não é bem assim, quando começamos a programar como será nosso dia, dedicando horários para cada tarefa a ser cumprida, percebemos que a vida se torna mais fácil. Ter um tempo dedicado para estudar, trabalhar, tirar o lazer, namorar ou sair, é essencial para manter a vida nos eixos.
Não é chato quando você chega ao final do dia e percebe que não fez metade do que deveria ter feito? Dividindo o tempo para cada tarefa faz com que fiquemos mais focados no que deve ser feito.

3) DURMA

“Como assim, e os meus prazos?”
Dormir nos faz consumir menos energia, revigora nosso corpo e mente. Além de tudo, estudos comprovam que ficar sem dormir aumenta o nível de estresse da pessoa.  

“O organismo libera hormônios como cortisol e adrenalina, respostas típicas de situações de estresse”, diz a médica Luciana Palombini, do Instituto do Sono.

Quantas vezes já ficamos horas acordados fazendo um trabalho, sem conseguir terminar porque simplesmente não estamos conseguindo nos concentrar. A privação do sono causa isso em nosso corpo, aliado ao estresse causado pelo próprio sono, junto com o estresse emocional de ter que fazer um trabalho. Imagina quantos danos isso pode causar em nosso organismo

4) NÃO SE MATE



Você não é o Super-Homem, e mesmo se fosse até ele tem suas fraquezas. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Quando focamos demais em algo, é comum esquecermos das coisas que acontecem ao nosso redor.
Constantemente somos nós mesmos que causamos o caos em nossas vidas, tentando fazer mais coisas do que somos capazes, e pôr fim a frustação de não conseguir fazer nada direito.

5) DESLIGUE UM POUCO

Diversas vezes não aproveitamos o famoso ‘rolê’ pelo fato de estarmos pensando no trabalho ou atividade que ficou por fazer. É a famosa situação corpo em um local e mente em outro. Na hora que for sair pra curtir, aproveita, esquece a vida acadêmica e as frustações do trabalho.


Equilíbrio é tudo para manter uma vida saudável, e não fazer dos 4/5 anos (ou quanto tempo for sua graduação) uma tortura sem fim.


Até a próxima,

SIGA-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: Mellyssa Ayres
Instagram: @mellyssaayres


.........
Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. haha super validas essas dicas! Ainda mais pra quem tem a famosa mania de procrastinar como eu !

    ResponderExcluir
  2. QUE POST MARAVILHOSO!
    Ainda não to na faculdade, mas preciso estudar pra poder passar no vestibular, porém com a vida corrida e trabalho fora de casa fica muito complicado, obrigado por esse post e essas dicas

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  3. Olá Mellyssa, gostei muito das dicas!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.