Boiserie - um charme francês

By Heloise Travain - agosto 21, 2015


Bonjour! Hoje o post é em clima francês <3. E vamos falar sobre os charmosos "boiseries". Clássicos, elegantes, sofisticados, mas você sabe o que é? 
Boiserie é nada mais que uma técnica de ornamentação de paredes (como molduras), que surgiu na França nos séculos XVII e XVIII, que além de ornamentar servia como um isolamento térmico. As paredes feitas de pedras e tijolos são frias, assim o boiserie que originalmente feito em madeira, aquecia os ambientes.


Os boiseries eram bem compostos, com desenhos, curvas, relevos, uma linguagem barroca. E eram os destaques das paredes. Acabavam deixando o ambiente pesado e com muita informação, porém eram e são os queridinhos dos franceses. 


Com o passar do tempo, esse tipo de ornamento se tornou popular e se espalhou para outras regiões. Hoje usado mais como uma decoração, acabamento, e não com sua função de isolamento térmico. Por isso hoje já não seu usa tanto a madeira, e já se usa outros materiais como gesso,poliuretano, isopor entre outros. No Brasil o mais utilizado é o gesso, pelo seu preço e por ter mais profissionais capacitados. Outra mudança que teve, é que hoje são mais "limpos", sem muita informação, transmitindo mais leveza. Em algumas composições são pintados da mesma cor da parede, para se integrar e não ser destaque no ambiente. 

Separamos alguns ambientes para você conhecer e se inspirar:























E ai, gostaram? Você usaria na sua casa? 

Fonte imagens: google. pinterest.

Bisous,


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.