Especial - Oscar Niemeyer

By Heloise Travain - dezembro 05, 2015


Há 3 anos atrás faleceu o maior arquiteto do Brasil. Porém Oscar Niemeyer (1907-2012), nos deixou um legado incrível, cheio de criatividade e inspiração, são mais de 500 obras espalhadas pelo mundo, que permanecerão nos mostrando que é possível fazer o impossível, o inesperado, ser diferente.
Seus sonhos deram vida a casas, móveis, edifícios, monumentos, etc. Trouxeram uma visão nova, diferente de tudo que já existia, se tornando único.

Para mim, estudante de arquitetura, falar de Niemeyer é maravilhoso. Mesmo não que nunca o conheci pessoalmente, saber que pude acompanhar seus últimos trabalhos, e conhecer alguns do seus projetos quando ele ainda estava aqui é gratificante. E agora buscar conhecer todas as obras que ele nos deixou é um sonho!

Hoje vim compartilhar alguns dos diversos projetos de Niemeyer, e inspirar vocês com essas obras únicas. A seleção foi feita aleatoriamente, pois para mim é impossível escolher as melhores, ainda mais quando você não conheceu, vivenciou estar em todas elas!

A Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, localizada às margens da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte (MG).


Capela Alvorada, localizada no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF).


Capela Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF), inaugurada em 1958.


Casa das Canoas, 1952, Rio de Janeiro.


Casa Edmundo Cavanelas, em Petrópolis (RJ), projeto de 1954.


Casa Nara Mondadori, em Cap Ferrat, na França, projeto de 1972.


Casa Sebastião Camargo, em Brasília, projeto de 1985.


Catedral Metropolitana – Brasília.


Edifício Copan – São Paulo,SP.


MAC - Niterói, RJ.


Memorial da América Latina, 1987, São Paulo.


Museu Oscar Niemeyer - Curitiba, PR.


Sede do Partido Comunista Francês, 1965, Paris.


SESC - Copacabana, RJ.


Bom, poderiam ter muito mais obras aqui, mas por hoje é só! Qual das obras do Oscar Niemeyer é sua preferida?

Bisous,

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. muito show, tive o prazer de nascer e crescer nas obras desse grande icone da arquitetura mundial, as curvas da mulher brasileira abrigando e mostrando ao mundo a platicidade do concreto armado, a mulher sua principal inspiração logo a sua execução assim nascia as obras. tenho o gosto de estudar as minhas lembranças de infância em Brasília.
    percival.arquitetura @outlook.com

    ResponderExcluir
  2. muito show, tive o prazer de nascer e crescer nas obras desse grande icone da arquitetura mundial, as curvas da mulher brasileira abrigando e mostrando ao mundo a platicidade do concreto armado, a mulher sua principal inspiração logo a sua execução assim nascia as obras. tenho o gosto de estudar as minhas lembranças de infância em Brasília.
    percival.arquitetura @outlook.com

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.