Olá pessoal! Hoje vim postar para vocês um trabalho da faculdade que fiz com mais dois colegas sobre Art Nouveau, para a disciplina de Filosofia Estética e História das Artes. O trabalho consiste em falar sobre o conceito da Art Nouveau, dois artistas importantes da época e uma obra para ser analisada. Ficou bem legal, espero que vocês gostem das informações e aprendam um pouco mais com o conteúdo.
ART
NOUVEAU – CONCEITO
O Art Nouveau é um
estilo que durou pouco, mas foi muito significativo. Ele começou na virada do
século XIX para o século XX. Era uma época de novos olhares sobre o mundo, o
ser humano e a relação dele com o meio ambiente. O espírito era de mudança e o
Art Nouveau captou todas as novidades
que estavam surgindo fazendo uma releitura e integração entre elas, o que ajuda
a entender a sua ambiguidade e variações de estilo regionais.
Esse espírito que
cercava o continente europeu encorajou a esperança da criação de uma arte nova
(daí o nome em francês “art nouveau”). Arte essa que estabeleceria a transição
do Historicismo para o Movimento Moderno. Estabelecendo uma resposta à idade, à
rapidez da mudança, às novas visões do mundo e aos avanços científicos.
Enquanto o
Historicismo tentava defender seu território contra o fenômeno da tecnologia
através da apresentação do passado, o Art Nouveau arriscou invadir o território
inimigo para conseguir reaver terras perdidas. Conseguindo assim que as
tradicionais visões sobre a arte fossem reconciliadas com a moderna face
tecnológica.
O seu início foi
muito difuso, mas pode-se dizer que foi visto pela primeira vez na Inglaterra,
no ambiente do Artes e Ofícios – estilo com premissas muito parecidas – em 1870
e 1880. Com o avanço da Revolução Industrial houve uma proliferação desenfreada
de grotescos enfeites, reduzidos ironicamente no preço por causa dos seus novos
objetivos. Logo, o Art Nouveau começou a aproximar a criação de itens luxuosos
com materiais exóticos e raros, tornando-se uma arte única.
Como o estilo se
espalhou por toda a Europa, deve-se tomar cuidado ao fazer generalizações e
também com a supressão da identidade de cada artista. Pois cada um era
influenciado pela sua cultura e lugar onde trabalhava, mostrando sua
nacionalidade e patriotismo subconscientemente. Apesar disso, podem-se citar
algumas características unificadas, como a simplificação de formas para uma
arte mais orgânica e a adesão do constante movimento dentro das obras.
Mesmo assim, na
estética do Art Nouveau, é fato dizer que linhas ondulares, assimétricas e
entrelaçadas são características muito presentes em sua ornamentação.
Dificilmente veremos outro estilo com características tão musicais e de tão
extrema preocupação com o aspecto decorativo da obra. Por essa preocupação é
que o movimento acaba tendo muitos trabalhos na área do design de interiores e
objetos, por isso é um dos principais precursores do design moderno.
BIOGRAFIA
VICTOR HORTA
Arquiteto belga,
Victor Horta nasceu em 1861, em Gent, e morreu em 1947, em Bruxelas, Bélgica.
Estudou desenho,
têxteis e arquitetura na Academia de Belas-Artes de Gent. Trabalhou em Paris e,
de regresso à Bélgica, trabalhou com o arquiteto neoclássico Alphonse Balat.
Por volta de 1890
começou a trabalhar por conta própria desenvolvendo uma arquitetura que rejeita
os estilos históricos muito em voga na época. Em 1893 projeta a Casa Tassel, em
Bruxelas, na Bélgica, considerada o primeiro edifício construído no estilo Arte
Nova. O seu trabalho inclui várias obras-primas deste estilo tais como a Casa
do Povo (1898), a Casa Horta (1898) ou o Hotel Solvay (1900), todas em
Bruxelas. Fortemente decorativista, utiliza em abundância o ferro e o vidro
inspirando-se em elementos vegetais. Não escondendo nunca os elementos
estruturais, antes os aproveita como parte da decoração.
A partir de 1897
leciona na Universidade de Bruxelas e, entre 1912 e 1931, foi professor na
Academia de Belas-Artes de Bruxelas.
Liderou a arquitetura
Arte Nova na Bélgica até esta perder a aceitação do público, tendo então
desenvolvido alguns projetos em estilo neoclássico entre os quais a estação
central de Bruxelas.
A casa que
construiu para si próprio, em 1898, foi transformada num museu dedicado à Arte
Nova.
Prêmio
1884 : Prêmio
Godecharle.
Títulos de nobreza
Em 1932, o Rei
Alberto I conferiu o título de nobreza de "Barão Victor Horta.
Casa Tassel
A Casa Tassel, situada à Rua Paul-Émile Janson, 6, foi construída entre 1892 e 1893, por Victor Horta, em Bruxelas, na Bélgica.
Interior - Escada. |
Casa Solvay
1895 - A Casa Solvay é uma mansão, no estilo Art
Nouveau, projetada por Victor Horta, na Avenida Louise, em Bruxelas, Bélgica
Interior. |
Casa - Museu Horta
Construído entre 1898 e 1901. A casa de
Victor Horta ou casa-museu Horta (hoje Museu Horta) é um edifício de Art
Nouveau situado na comuna de Saint-Gilles, na Região de Bruxelas-Capital. O
edifício é constituído pela casa pessoal do arquiteto como também do estúdio de
trabalho dele.
Interior. |
BIOGRAFIA
ANTONI GAUDÍ
Antoni Gaudí i
Cornet nasceu em Reus no dia 25 de junho de 1852 e morreu em Barcelona no dia
10 de junho de 1926. Foi um famoso arquiteto catalão e figura de ponta do
Modernismo catalão. As obras de Gaudí revelam um estilo único e individual e
estão em sua maioria na cidade de Barcelona.
Grande parte da
obra de Gaudí é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e
religião. Gaudí dedicava atenção aos mais ínfimos detalhes de cada uma das suas
obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmica, vitral,
ferro forjado e marcenaria. Introduziu novas técnicas no tratamento de
materiais, como o trencadís, realizado com base em fragmentos cerâmicos.
Gaudí raramente
desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetes e modelava os
detalhes à medida que os concebia.
O estilo de Gaudí
atravessou diversas fases uma primeira fase que se pode identificar na
arquitetura chamada de “mourisca” como a mistura especial da arte muçulmana com
a cristã é conhecida na Espanha.
Outra fase
importante da obra de Gaudí foi aquela que decorreu sob o mecenato de Güell.
Este rico habitante de Barcelona era o retrato do industrial bem sucedido. A
sua casa estava aberta aos artistas e Gaudí foi também acolhido e aí teve
contato com a chamada “Arte Nova”, que viria a usar mais tarde.
Uma outra fase
identificável na obra de Gaudí é o que se pode classificar de período “gótico”.
Gaudí utilizará os princípios deste estilo, bem como algumas das suas formas
mais típicas; no entanto o gótico em Gaudí manifestar-se-á também em inovações
ousadas, como são, por exemplo, os seus arcos parabólicos.
Suas principais
obras são:
Parque
Guell
1900-1914, Barcelona, Espanha.
Casa Batlló
1904-1906, Barcelona, Espanha.
Interior. |
Sagrada Família
1883-1926 - Ainda está sendo finalizada.
Barcelona, Espanha.
Interior. |
OBRA SELICIONADA - CASA BATLLÓ
Foi construída
entre 1904 e 1906, no coração da cidade de Barcelona, é a obra mais emblemática
do grande arquiteto Catalão Antoni Gaudí. A imaginação inspiradora de Antoni
Gaudí levou à construção de um dos edifícios mais artísticos e poéticos
existentes ao redor do mundo, a Casa Batlló. Sua síntese de formas repteis,
curvas como ramos de videira, insinuações de ossos e esqueletos, e seu uso de
pedaços coloridos de cerâmica e vidro criam uma obra prima surpreendente em
todos os seus recantos.
Seu estilo
incorpora muito do que define o Art Nouveau (Arte Nova). Gaudí explora espaços,
padrões e cores fluidas nesse edifício, projetado para o barão Josep Batlló,
como um abrupto contraste às rígidas formas do entorno.
A fachada
principal revela fortes texturas, cores e um imaginário que trabalham juntos
para criar sonhos de todos os tipos.
A dramática
cobertura réptil é revestida de um lado por uma armadura galvanizada enquanto
do outro ela é coberta por fragmentos coloridos de súbito brilho.
Como pode sempre
ser antecipado nas obras de Gaudí, há uma imagem religiosa recorrente. Nos
níveis superiores do edifício, há imagens e textos religiosos encrustados,
assim como em pequenos detalhes das fachadas.
O interior do
edifício é tão surpreendente e vivo quanto suas formas externas. Os sinuosos e
retorcidos elementos internos como portas, janelas, escadas, molduras, nichos
são o resultado das formas naturais e orgânicas que inspiram o arquiteto. Como
disse Gaudí: «Aqueles que buscam as leis da natureza como suporte para suas
obras colaboram com o criador».
Mais imagens:
Encontramos também o vídeo "Love Casa Batlló", que venceu o Grande Prémio no Festival Internacional de Filmes de Turismo de Riga. É uma história que mostra a Casa Batlló, em Barcelona como um ser vivo, com destaque para a grande e ilimitada imaginação de Gaudí. Vale a pena assistir!!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·
http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Horta
·
Livro: Gaudi obra arquitetonica completa, Rainer
Zerbst, Editora Taschen.
Trabalho feito por: Alice Simone Frainer, Heloise Laurindo Travain, Levy Rocha.
Não é demais? Dá vontade de fazer as malas e ir ao encontro dessas grandes obras arquitetônicas. Existem tantas informações, imagens sobre elas que com certeza vocês logo vão encontrar posts por aqui falando mais sobre cada uma aqui mostrada.
Não esqueçam de compartilhar com seus amigos!!
Bisous,
3 comentários
Que maravilhoso este post, cheio de informação e imagens lindas e deslumbrantes, o vídeo parece um filme, e o modelo de arte desta época é encantador.
ResponderExcluirparabens. top esse post.
ResponderExcluirOi André! Que bom que gostou! Obrigada pela visita!!
ExcluirColoque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.