TCC 1 – Minha Experiência | Mellyssa Ayres

By Heloise Travain - julho 17, 2018


Oi, oi gente. Ando meio sumida eu sei, mas foi por uma boa causa... estava focada no então finalmente TCC 1. Não é minha primeira experiência com TCC, mas para falar a verdade o TCC de arquitetura é totalmente diferente. Na verdade, a ideia era seguir o planner – post do nosso amigo Iago – eu juro que eu tentei, mas eu sou bem desorganizada mesmo.

Agora vamos para a verdade, como foi a minha experiência!!!
Desde o sexto período da faculdade eu estava totalmente decidida que meu TCC seria sobre uma escola infantil, e eu comecei o semestre fazendo uma escola infantil. Então, após o meu terceiro assessoramento tudo mudou --- pausa dramática ---

Voltando para casa depois do terceiro assessoramento, eu que não estava contente com meu tema, senti que eu devia fazer algo a mais para a sociedade, algo que realmente pudesse ser executado e que fizesse a diferença nas vidas das pessoas, foi aí que eu senti em meu coração que devia fazer um projeto de reestruturação do Restaurante Comunitário Zilda Barbosa.
Foi aí que eu mandei uma mensagem bem desesperada para minha orientadora, que mais do que professora foi quase uma psicóloga e um anjo esse semestre rsrsrs e então ela me aconselhou que se eu realmente queria mudar, aquela era a hora, e foi aí que eu realmente mudei meu tema.
Para quem não conhece, o restaurante é um local que atende moradores de rua e famílias de baixa renda a custo zero, vale muito a pena conhecer, e vou deixar o endereço dele para vocês no final.
Mas voltando para como foi o TCC, eu quero dizer que em uma semana eu desenvolvi o que eu não tinha desenvolvido em três semanas, então a dica é escolham um tema que vocês tenham afinidade.
Durante o desenvolvimento do TCC eu pude estar indo no restaurante trabalhar de voluntária, e mudei totalmente o meu olhar sobre essas pessoas em situação de rua.

Agora vamos algumas dicas de quem terminou antes do dia da entrega (desorganizada mas nem tanto haha):
  1. A primeira já foi falada ali, escolham um tema de afinidade. Como eu disse eu desenvolvi em uma semana o que não tinha desenvolvido em três, e poder estar indo no local me facilitou muito.
  2. A segunda dica é, façam sempre um pouquinho por dia. Eu sei que é difícil é cansativo, mas se tiverem com cansaço mental, façam coisas que não exijam tanto o cérebro, como por exemplo o sumário. Gente, é sério, sumário leva tempo, e se for ficar deixando essas coisas pequeninhas para o final atrasa tudo.
  3. - Tenham um bom relacionamento com seu orientador, estejam sempre em contato, troquem ideias, peça dicas.
  4. - Agora o mais importante, revisem, uma, duas, três, quantas vezes for necessário, mas revisem sempre.
Agora eu quero que vocês tenham a mesma visão que eu tive dessas pessoas em situação de rua. Assim como a gente, eles também têm sentimentos, passam frio, fome, sente dor, tristeza e solidão. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), apontou os principais motivos que levam uma pessoa a viver na rua. Cerca de 70% das pessoas pesquisadas indicaram pelo menos um deles, ou relacionaram os motivos, sendo eles:
  • - (35,5%) alcoolismo e/ou uso de drogas;
  • - (29,8%) problemas de desemprego;                               
  • - (29,1%) conflitos familiares.

Mas porque então fazer um restaurante ao invés de um abrigo, durante minhas pesquisas, eu encontrei estatísticas que mostram que 80% dos moradores de rua não gostam de ficar em abrigos, e procuram esses locais apenas para necessidades básicas e alimentação. Muito disso se dá pelo fato de que esses ocais impõem regras que muitas vezes eles não querem seguir. Mas mesmo assim, vendo o potencial construtivo do local eu propus dois quartos coletivos para quando os usuários queiram permanecer no local.



Restaurante Comunitário Zilda Barbosa
Rua Eudoro Silveira - número 640
Bairro São Vicente, Itajaí/SC.

Até a próxima e me sigam nas redes sociais:
Instagram: @mellyssaayres
Facebook: Mellyssa Ayres
 ___

Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Amei a perspectiva da Mell. Eu ainda estou no 2° período de arquitetura mas eu penso bastante sobre o TCC e o que eu poderia fazer. Às vezes eu acho até que é bem complicado e que eu não conseguiria propor uma ideia tão boa. Mas, meus pais são donos de uma ONG para crianças especiais e ultimamente eu estava pensando em, futuramente, ser o tema do meu TCC. A reforma dessa ONG, para que ela se torne 100% eficaz, porque eu tenho esse contato então eu sei o que falta, as dificuldades... Enfim, foi só um pensamento solto, o que acha?
    E parabéns pelo excelenteee trabalho! Amei super 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que bom que gostou do post da Mel! Sim o TCC é um período muito importante para nós estudantes. Mas fica tranquila com com o decorrer da faculdade você vai conseguindo ver melhor o que você tem mais afinidade e gosta de projetar. Fazer o TCC de um ONG é muito legal, e com certeza tem um pesquisa muito gratificante de conhecer mais profundamente sobre o tema, quem sabe de tudo certo e você faça sobre isso né! Beijoos

      Excluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.