COMO ESPECIFICAR PRODUTOS E MATERIAIS DE UM PROJETO

By Heloise Travain - janeiro 08, 2018


Olá pessoal!

Começamos mais um ano, e em Abril completará um ano que tomei a decisão de trabalhar home office na área de design de interiores. Com isso veio muito aprendizado, crescimento, e claro desafios. Desenvolver um projeto é muito gratificante, porém é complexo. Junto com o processo de criação vem muitos produtos, materiais, ou seja especificações, isso para que o projeto seja executado assim como criamos. Um projeto bem detalhado e especificado é a melhor forma de executar sem muita dor de cabeça, mas para isso a quantidade de itens que detalhamos é bem extensa, e nessa hora a organização e praticidade são fundamentais. 

Comecei a trabalhar também com consultorias de decoração a distância, e para isso a especificação de produtos do projeto é essencial. Conseguimos criar um guia para que o cliente possa seguir e executar sozinho seu projeto, como? Especificando todos os produtos escolhidos, texturas, cores, cada detalhe. Dessa forma, precisei estudar maneiras mais eficientes para que eu não tivesse que usar muito tempo do meu dia nessa etapa de especificação, já que muitos materiais e produtos se repetem em projetos. 

É necessário documentar todas as etapas de um projeto, e eu posso dizer que é quando paramos e começamos a pré-seleção de produtos é onde se consome mais tempo (pelo menos no meu caso), escolher, definir, apresentar, tirar dúvidas (com lojas e fornecedores), e por fim criar uma tabela com todos os detalhes. Ufa, acabou! 

São muitos os itens que especificamos, iluminação, revestimentos, móveis sob medida, móveis solto, acabamentos, decoração. E muitos deles se repetem em boa parte dos projetos, principalmente os itens mais técnicos, ou algo particular que você gosta de aplicar em cada projeto. Por isso é importante termos uma biblioteca com todos os materiais que especificamos em cada projeto. Uma biblioteca organizada, detalhada e prática. 

Para mim, a parte de pesquisa em si não me incomoda (apesar de eu ficar horas nisso), mas quando paro para colocar todas as informações em uma tabela, formatar tamanho de imagens, isso sim me irrita. Dai você abre uma tabela já existente, copia e cola em uma nova tabela, abre uma aba, fecha outra, e quando vê já está perdido em meio de tantas tabelas. Mas faz parte do processo né?

É eu pensava assim, foi então que em uma palestra na Casa do Arquiteto aqui em Balneário Camboriú,  eu conheci uma plataforma que foi criada para facilitar nossa vida (já falei dela aqui). A Especifique[me]. E sim, ela tem me ajudado a tornar meu dia-a-dia de trabalho muito mais prático e organizado. Consigo criar tabelas completas, tanto para me guiar, quanto para meus clientes que já elogiaram como entrego as especificações, pois assim eles conseguem visualizar bem melhor os produtos escolhidos. Sem contar que é possível criar uma tabela de orçamentos, onde você pode especificar todos os itens orçados e apresentar um trabalho completo para seu cliente. 

Separei algumas tabelas de um projeto exemplo para vocês conhecerem mais como funciona:

Tabela de Especificações:


Tabela de Orçamento:

Painel de Composição:

E o que você precisa fazer então? É simples, você cadastra seu novo projeto/cliente, e vai selecionando os produtos já existentes na sua estante para o projeto e/ou cadastrando os novos. Depois é só clicar em gerar tabela, e pronto! O orçamento é da mesma forma, você só especifica a quantidade de material utilizada, valor, mão de obra (se tiver), e gera a tabela. No começo você vai levar mais tempo pois vai estar criando a sua estante de produtos, mas isso vai criar um banco de dados onde depois é só selecionar os itens desejados, isso é muito interessante para quem tem estagiário ou outros funcionários, pois fica tudo padronizado e fácil de compartilhar. 
É assim que estou conseguindo entregar projetos bem elaborados e especificados, e isso com certeza vai agregar muito mais valor em meu trabalho nesse ano. E se você se interessou pela plataforma é só entrar no site e tirar suas dúvidas, e você pode testar gratuitamente e ver como ela é ótima! 
Nos acompanhe também no instagram que sempre estamos mostrando dicas de como usar o Especifique[me]. 

Assista no youtube: Especifique[me]   Site: especifiqueme.com.br
Instagram: @especifiqueme  Facebook: facebook.com/especifiqueme
____________

Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:

Bisou, Helo!

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. apos o período de demonstração, possui alguma taxa?? se sim, quanto?

    ResponderExcluir
  2. Essa plataforma ainda existe? Não consigo abrir o site

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.