Olá pessoal, tudo bem?
Bom, para quem me acompanha sabe que no primeiro semestre do ano (meu 4°período da faculdade), tive a disciplina de planejamento urbano e regional 1, onde pude aprender muito sobre o tema, sua história, representantes de cada época, e como está caminhando hoje o planejamento urbano. Sou apaixonada também por Psicologia Ambiental (tem post aqui), e pelo fato de meu marido cursar psicologia, isso tem se tornado um dos assuntos que mais temos pesquisado que une nossas futuras profissões (estamos estudando para fazer um artigo científico).
Hoje estava pesquisando um pouco mais sobre a relação do homem com a cidade em que vive, e encontrei um "novo" conceito que vem sendo aplicado o Walkability (traduzido como caminhabilidade).
Walkability é o termo, em inglês, referente ao quanto uma área é apropriada para o caminhar; ele está relacionado à fluidez do deslocamento a pé, nas calçadas e nas travessias. Não existe um consenso sobre quais indicadores medem a walkability de uma determinada região, mas é possível destacar alguns pontos importantes como a conectividade das ruas, a presença de passeios adequados e a sensação de segurança. Fonte: urbe.me.
Ou seja é um conceito de mobilidade urbana que serve para avaliar se as pessoas tem facilidade ou não de se deslocarem a pé pela cidade. Quais a senso-percepção que elas terão durante os trajetos, e se o percurso que elas farão será agradável ou não, se se torna cansativo ou estimulante, etc. Tendo como objetivo fazer com que as ruas sejam mais propícias para as caminhadas, trazendo uma melhoria para a saúde pública da região. abrindo espaços para pedestres e ciclistas.
E esse conceito já vem sendo aplicado no Brasil, tendo como exemplo a cidade de Jundiaí - SP, que vem investindo em espaços para pedestres e ciclistas com o projeto Urbanismo Caminhável, a cidade de Rio de Janeiro - RJ, que viabilizou o passeio público na avenida Rio Branco, centro. A cidade de São Paulo - SP, que realizou uma ação na Vila Madalena, onde foi feita uma caminhada com moradores para ver diversos aspectos que fazem um bairro ser "bom" para o pedestre. Aqui em SC, temos a cidade Pedra Branca em Palhoça, que vem sendo exemplo para todo o país.
Passeio Pedra Branca - Foto: halocomunicacao. |
Primeiro Parklet Jundiaí. Foto: jundiaionline. |
Proposta Rua Siqueira, Jundiaí. Foto: urbanismocaminhavel. |
Parklet São Paulo. Foto: urbenturismo. |
Avenida Rio Brando, Rio de Janeiro. Foto: condominiosverdes. |
Vocês conhecem outros exemplos no Brasil, já ouviu falar sobre Walkability ou Caminhabilidade? Deixem nos comentários para irmos debatendo mais sobre o assunto. Logo vou fazer também um post só sobre o projeto Urbanismo Caminhável de Jundiaí, SP, pois achei muito interessante!! Espero que tenham gostado do post de hoje.
Referências:
Bisous,
1 comentários
Entorno bosque favorece a caminhada... E DESCALÇO!... no nosso clima especialmente onde não falta de sol durante o ano, e andar de calça sobre pavimento aquecido pelo sol é na verdade um suplício...
ResponderExcluirPor isso que essa foto não parece ter sido tirada no Brasil mas porém é usada como ...exemplo?
Sempre me pergunto "O qué se passa pela cabeça dos paisagistas ou urbanistas ou planejadores urbanos...arquitetos... engenheiros sociais?! ... que não curvam a terra da sua mente plana com sempre o mesmo clima... e 21°CELSIUUUUS! .a temperatura interna de todas as plantas...
é a temperatura censurada desde 2008 pela mídia... (industrias de climatização de interiores? ... com certeza lucram com o aquecimento .. equanto aquecem o cllima milhões de motores de carro acessos nas estradas das cidades? Dados ocultos ao cidadão comum....)
E a mágica convivencia social e natural que teriamos na cidades no brasil...inventemos, com rios, canais em vez de tanta rodovia... uma nova veneza sulamericana arvorizada com crescimento vertical, metrô, hidrovias, trens e rodoviaspara carro e ESTACIONAMENTO COLETIVO EM PREDIOS, e abolição do estaciuonamento privado... integração do estacionamento com casas com ciclovias em parques de convivencia, esporte, cultura... resgatando a FELIZ-CIDADE que nossa inteligência e sensibildiade merece... mas será que o ser humano merece?
Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.