Tendência: Urbano Caleidocolor

By Heloise Travain - outubro 16, 2013


A tendência mais Hipster! Para você que quer alegrar sua casa, ambiente de trabalho, com cores, formas, e muita diversão. 
As cores principais da tendência são fortes e vibrantes como fúcsia, roxo, laranja e anis, que aparecem eventualmente compostos junto a verde kiwi, amarelo, turquesa, acqua e koral. Esse liquidificador de tons e formas ainda bebe da estética dos anos 60, 70 e 80 e suas respectivas revoluções.
O hedonismo revisitado com grande necessidade de expressão acabou gerando fenômenos muito atuais e espontâneos como a street art e os novos suportes para as artes visuais. Diversos são os tipos de técnicas que compõem a street art: sticker (adesivos), poster art (lambe-lambe), estêncil e grafite que, juntas, são consideradas a manifestação do momento.
Editoras como a inglesa 'Thames&Hudson' e 'Taschen' apostam neste novo formato e inúmeros títulos foram lançados. A série "Graffitti Brasil" apresenta em suas páginas obras realizadas em 5 metrópoles brasileiras. Importantes galerias de arte e museus como o 'Victoria & Albert' de Londres já mantêm obras em seu acervo permanente e promovem concorridas exposições temporárias.
Os artistas deste movimento se tornam expoentes sem fronteiras. Neste cenário, brasileiros como Os Gêmeos, Speto, Zezão e Nina Pandolofo se destacam. O ano de 2013 já foi palco de grandes eventos de street art no Brasil, como a 2ª Bienal Mundial de Street Art, sediada no MUBE (museu da escultura de São Paulo) com trabalhos de talentos de inúmeros países. Vale lembrar que grandes artistas da cultura POP também tiveram a arte nas ruas como sua base, como Jean Michael Basquiat e Keith Hering.
Outro aspecto de grande influência da estética Caleidocolor é o fenômeno dos ART TOYS. - bonecos colecionáveis fabricados em pequenas edições e vendidos em lojas para adultos. Eles se tornaram uma febre mundial desde que a lendária revista 'Visionaire' lançou uma edição especial com bonequinhos criados por personalidades como Karl Lagerfeld. Lojas conceito, como a francesa Colette, fazem suas próprias edições com assinaturas dos mais diversos e renomados designers. No Japão e nos Estados Unidos existem verdadeiras mecas destinadas à Toy-Art; a 'Kidsrobot' é uma delas.
O conjunto destes movimentos reforça o espírito desta tendência e nos apresenta um comportamento chamado de 'Kidults'. Não se trata de uma infantilização do comportamento adulto, mas sim uma valorização das referências infantis e da diversão sem preconceitos. Falamos de uma forma mais leve de encarar a vida e prolongar a felicidade da juventude. Inúmeras marcas de streetwear apostam neste mercado.
O design jovem se volta a um novo caminho. Inúmeros novos talentos tentam buscar uma estética mais simples, mais direta, mais smart (esperta). Ao mesmo tempo, essa nova geração redescobre matérias-primas que antes não eram consideradas nobres.
Ser "cool" (bacana) agora é ser básico, mas sem ser "boring" (chato). Assim se apresenta o 'Smart Design'; com soluções e sacadas simples em produtos coloridos e com misturas de material. O acabamento laqueado convive com partes sem acabamento na mesma peça. A madeira em sua cor crua ganha destaque e com o acabamento chamado de 'Natural Washed', que mostra todos os veios da madeira maciça.

Confira mais ambientes para você se inspirar!

 

 


 





As cores da tendência são:
Cores principais:
Laranja
Anis
Fúcsia
Roxo

Cores adicionais e ocasionais:
Amarelo
Turquesa
Aqua
Coral
Kiwi






Aproveite e se inspire, renove sua casa!


Bisous, Helo ;)

Fonte: TokStok.

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