Colégio Positivo Internacional - Curitiba, PR | Análise de referências
By Heloise Travain - setembro 02, 2016
Olá pessoal!!
Hoje vou compartilhar com vocês um dos projetos que estou analisando para ter referências para o projeto que terei que desenvolver de uma escola fundamental para a disciplina de projeto 3. Como eu tenho que fazer essas análises/avaliações de 3 projetos de escolas para eu poder ter algumas referências para então desenvolver o projeto desse semestre, aproveitei para tornar essas análises posts aqui para o blog, e quem sabe de alguma forma colaborar com você que nos acompanha. Não será uma análise formal ou um estudo de caso como alguns que já temos aqui no blog, e sim alguns pontos do projeto que identifiquei interessante para eu poder criar um banco de referências. Espero que vocês gostem!!
E para começar, a primeira obra analisada será o Colégio Positivo Internacional.
Local: PR, Brasil | Início do projeto: 2012 | Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 428.822 m² | Área construída: 4.933 m²
MCA Manoel Coelho Arquitetura & Design
Manoel Coelho (direção geral)
Antonio Elias Abrão (coordenação de projetos)
Carolina Henares (assistente de coordenação)
Andressa Kreusch, Andréia Ferrari, Erick Ribeiro, Pedro Pavone e Roberta Perozza (colaboradores)
Engenharia Estrutural - Estrutura de Concreto: Kalkulo Engenharia.
Níveis de ensino: Educação Infantil (Pré I e Pré II), Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
Localização: Implantado dentro do campus da Universidade Positivo. Com isso foi possível aproveitar toda a infra-estrutura disponível.
Uma obra que vista de longe parece ser impermeável, porém ao se aproximar você percebe a integração do interno com o externo, e que do interior é possível ver a relação com o exterior, assim o usuário tem a sensação de amplitude. Como exemplo a biblioteca envidraçada.
Fachada com Brises que nos remete a sensação de uma barreira visual quando se olha do exterior. |
Relação interior x exterior. |
Permeabilidade Visual na Biblioteca. |
Partido: Alinhado à filosofia ambiental da instituição e buscando inspirar os seus alunos, o partido adota várias estratégias sustentáveis: aproveitamento dos platôs existentes para minimizar o impacto no local, gestão de resíduos na obra, correta orientação solar, aproveitamento da luz natural através de zenital e brises, seleção de materiais, consumo sustentável de água, reaproveitamento de águas pluviais, eficiência energética, conforto térmico, visual e acústico, paisagismo com espécies nativas.
Pode-se ver que a topografia do terreno foi usada a favor do projeto, minimizando o impacto no local. |
Organização/Setorização: O programa se organiza através de um monobloco linear onde estão alocadas as salas de aula e laboratórios; um volume irregular que abriga as funções singulares, como biblioteca, administração e sala de professores; e o pátio coberto, que articula os setores e é o grande espaço de convívio dos alunos. A permeabilidade visual é explorada sempre que possível, integrando o microcosmo do colégio ao conjunto da universidade.
Espaço de convívio para alunos, funcionário e familiares. |
Monobloco linear e volume irregular. Podemos ver os corredores das salas de aula, pátio coberto com pluralidade de usos, biblioteca, uso da topografia, e a relação entre os setores. |
Podemos ver novamente o monobloco linear das salas de aula, e o pátio coberto, vemos também que são interligados pela circulação vertical. |
Corredores das salas de aula com equipamentos (bancos, lixeiras, espaço de exposições dos trabalhos dos alunos, etc.). |
Salas de aula que permite modificação de layout conforme atividade desejada. |
Passarela ampla, que liga o monobloco linear a biblioteca. |
Nessa imagem podemos ver a distribuição vertical é um fator importante para interligação dos setores. |
Aqui podemos ver que o material aplicado nos permite contato com o exterior, fazendo também com que nos localizamos onde estamos. |
Soluções tecnológicas adotadas: A solução estrutural escolhida pelo escritório mescla o uso do concreto in loco no bloco linear às estruturas metálicas no volume irregular. “Nas vedações do trecho metálico foram utilizadas peles de vidro e painéis em telhas metálicas, trabalhadas de forma opaca ou perfurada, nos locais facilmente vistos. Ao mesmo tempo, foi aproveitada a entrada de luz natural para o ambiente do pátio, reforçada pela iluminação zenital do jardim interno e da escada principal de circulação vertical” relata Manoel.
Iluminação Zenital. |
Iluminação Natural. |
Brises, peles de vidro e painéis em telhas metálicas. |
Particularidades do
projeto:
Água - Metais e louças ecientes:
• Utilização de arejadores em
todas as torneiras, que misturam ar à água e, assim, diminuem a vasão. Com os
arejadores, o consumo de água cai 88% nas torneiras: de 6 litros/minuto de uma
torneira comum para 1,8 litros/minuto.
• Instalação de equipamentos de
descarga (para vasos e mictórios), que reduzem o consumo de água em 65%.
Captação de águas pluviais para reuso.
O Colégio Positivo Internacional faz a captação de águas pluviais, as quais são
armazenadas em cisternas e utilizadas para:
• Descargas dos vasos e mictórios.
• Irrigação dos jardins e paisagens
externas.
• Circulação no sistema de
aquecimento do piso do térreo.
Paisagismo.
• Os jardins do Colégio Positivo
Internacional foram montados com plantas nativas da região de Curitiba, que são
mais adaptadas ao clima local. Assim, precisam de menos irrigação artificial,
diminuindo o consumo de água.
• Quando a irrigação é
necessária, é feita com águas pluviais armazenadas nas cisternas.
Economia total de água:
• O uso de metais e louças eficientes
somado ao reaproveitamento de água da chuva permitem uma economia de água de
80%, em comparação com padrões de mercado.
Cisternas. |
Energia - Iluminação:
• Vidros laminados, com propriedade
acústica e térmica, permitem apenas a entrada de luz nas salas.
• Instalados do lado de fora das salas,
os breezes possibilitam controle da entrada de luz .
• Um sistema automatizado reconhece a
quantidade de luz natural que entra pela janela e, de acordo com a intensidade
da iluminação solar, ajusta a intensidade da luz artificial na sala. Assim, em
dias ensolarados, as luminárias da sala operam com menor uso de energia,
garantindo o mesmo conforto visual.
• Fora das salas de aula, nos demais
espaços do Colégio Positivo Internacional, também há o aproveitamento da luz
natural. O pátio conta com placas translúcidas que permitem a passagem de luz
(iluminação zenital), além de luminárias inteligentes.
• O aproveitamento de luz natural e os
sistemas inteligentes de iluminação permitem uma economia de energia de 75%, em
comparação com padrões de mercado.
Energia/Conforto térmico - Ventilação e
aquecimento:
No Colégio Positivo Internacional,
também há redução do uso de energia em função do controle de temperatura, que
dispensa o uso de ar condicionado. Isso acontece por meio de:
• Paredes mais pesadas, que permitem
mais controle de temperatura.
• Telhado branco, que reflete os raios
solares e evita ilhas de calor.
• Sistema de ventilação natural cruzada
nas salas de aulas, com amplas janelas e portas em lados opostos das salas.
Além da economia de energia, o sistema de ventilação cruzada resulta na
melhoria na qualidade do ar no interior da edificação, o que diminui a
incidência de gripe, dor de cabeça, bronquite, asma e alergias.
• Sistema de aquecimento do piso, no
qual a água reaproveitada da chuva, depois de aquecida a gás, circula em um
circuito fechado. O calor é irradiado para o ambiente, proporcionando calefação
quando necessária.
• Termostato para adequação da
temperatura, instalado em salas do térreo.
*Biblioteca:
• Pé direito alto, de cerca de 7
metros, permite que o ambiente seja fresco pelo fato de o ar quente, que é mais
leve, subir, e o ar frio, mais pesado, descer.
• Vãos entre as amplas janelas e as
colunas de sustentação proporcionam entrada e saída do ar.
Conforto acústico:
• Todas as salas de aula contam com
forro acústico, feito de material não tóxico e branco, que reflete a luz.
Forro Acústico. |
Sites consultados:
Espero que vocês tenham gostado! Se quiserem comentar os pontos que acharam interessante ou algum conflito arquitetônico fiquem a vontade!
Bisou, Helo.
3 comentários
A escola é essa lindeza toda que vc diz, realmente. Porém não acho que seja uma escola segura para crianças, visto que não há proteção nenhuma nos andares superiores (telas/redes de proteção) pois as crianças conseguem escalar o guarda-corpo. Essa questão já foi discutida à exaustão com a escola, que se nega a colocar as redes...Acho que para não atrapalhar a "beleza arquitetônica" da escola...
ResponderExcluirOlá! Obrigada por comentar. Bom saber dessa parte. Acredito que deve existir uma solução para isso, de maneira que não agrida a arquitetura, porém eles não devem querer investir. A administração de uma obra arquitetônica é tão importante quanto ela, para que realmente ela tenha toda sua função. Espero que logo concertem isso!
ExcluirBeijos
o ângulo da proteção impede que as crianças escalem, se observarem ele é inclinado para a parte de dentro. <3
ResponderExcluirColoque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.