Você sabe as diferenças entre o vidro laminado e o vidro temperado? Sabe onde e quando usar cada um deles? Muitas pessoas não sabem, mas os dois possuem diferenças, desde a forma de fabricação até a forma de aplicação. É muito importante você está bem informado, para quando for preciso, poder escolher a opção correta e não sofrer consequências ruins depois. Hoje vamos mostrar para vocês as principais diferenças e o modo e lugar certo de usá-los. Vamos conferir?
VIDRO LAMINADO
O vidro laminado são compostos de duas ou mais chapas de vidro unidas por filmes de segurança, chamado polivinibultiral ou PVB.As características de segurança dos vidros advêm das propriedades do filme plástico. Este filme tem a capacidade de se deformar até cinco vezes seu tamanho original. Assim, no caso de um impacto violento, o vidro se quebra, mas o conjunto não se rompe e os fragmentos de vidro ficam presos no filme plástico, evitando-se que uma pessoa se corte ou que pedaços de vidro caiam de uma fachada, por exemplo.
A versão mais barata e com mais diversidade de tons é aquela cuja película interna do vidro é colorida. Quando a coloração está na massa do vidro os tons padrões no mercado são incolor, verde, cinza, também conhecido como fumê, bronze e azul.
Características:
- Segurança às pessoas;
- Quando quebrado, o vidro permanece no caixilho;
- Melhor acústica;
- Filtragem dos raios ultravioletas;
- Estética e personalização: a combinação feita entre vidros e cores de PVB faz com que haja inúmeras combinações;
- Pode permitir excelente iluminação natural, com baixa transmissão de calor.
- Bancos, lojas, vitrines;
- Fachadas;
- Guarda-corpos;
- Coberturas;
- Pisos;
- Janelas;
- Locais que necessitam de segurança.
Instalação:
- Caixilho;
- Glazing;
- Pele de vidro.
Dimensões:
- Máxima: 3600mm x 2540mm;
- Mínima: 300mm x 300mm.
Espessuras:
- Máxima: 53mm;
- Mínima: 6mm.
Normas:
- NBR7199, NBR11706 E NBR146697.
VIDRO TEMPERADO
Vidros temperados são vidros de segurança obtidos por meio de tratamento térmico, que confere resistência mecânica cinco vezes superiores ao vidro comum. Eles são obtidos por meio de aquecimento controlado e resfriamento brusco, o que cria um estado de tensão interno aos vidros; seu interior fica sob tensão de tração e, por consequência, sua superfície fica comprimida.
É exatamente esta compressão na superfície dos vidros que aumenta sua resistência mecânica em cinco vezes. No caso dos vidros temperados sofrerem um impacto muito violento, eles se quebram em pequenos fragmentos. Estes fragmentos por serem muito pequenos, não provocam cortes profundos que possam ferir gravemente uma pessoa, ao contrário do vidro comum.
Graças à sua resistência mecânica, os vidros temperados devem ser aplicados quando a peça possui furações e recortes, sendo que o vidro deve ser temperado nas suas dimensões finais, pois após este processo, não é mais possível qualquer modificação no seu tamanho, em furos ou recortes. Além destas propriedades mecânicas, os vidros temperados possuem uma melhor resistência a variações de temperatura, quando comparados ao vidro comum ou laminado.
Características:
- Alta resistência mecânica a choque;
- Resistência a flexão mais significativa que de um vidro comum;
- Fragmenta-se em pequenos pedaços;
Aplicações:
- Fachadas, janelas e portas;
- Mobiliários residenciais e comerciais;
- Divisórias, box de banheiro;
- Coletores solares (industrial);
- Painéis acústicos;
Instalação:
- Caixilho, autoportante, glazing, pele de vidros, decoração, etc.
Dimensões:
- Máxima 3900mm x 2400mm;
- Mínima 300mm x 300mm.
Cores:
- incolor;
- verde;
- cinza;
- bronze;
- extra-claro.
Espessuras:
- 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12, 15 e 19 mm
Normas:
- NBR7199, NBR14698, NBR11706, NBR14207, NBR13866 e NBR14488.
Fonte: Fanavid.
0 comentários
Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.