Se planeje!
- A primeira coisa é pensar no número de amigos que a sua casa comporta e se você (ou o responsável) tem condições de cuidar. Pense em um adulto para quatro ou cinco crianças entre 5 e 6 anos. Quanto menores os amigos, menos convidados e vice-versa. Leve em conta também a personalidade das crianças – às vezes, duas muito agitadas (além do seu filho) podem valer por 10.
- Você vai ficar com as crianças? Escolha um dia em que não tenha milhares de coisas para resolver. Receber amigos em casa é uma delícia, mas não quando a gente está com a cabeça cheia de problemas.
- Depois que seu filho escolher os amigos, fale com os pais deles. Combine o horário de chegada e de saída – e seja explícito para que não haja abuso. O ideal é que as crianças não fiquem mais de quatro ou cinco horas em sua casa. Passado esse tempo, elas estarão cansadas e poderá ser difícil mantê-las sob controle.
- Veja também se as crianças têm restrição a algum alimento e, no caso dos menores, se dormem no período em que ficarão na sua casa.
- Converse com seus filhos em relação aos lugares da casa onde ele e os amigos não poderão passar, como uma escada perigosa, ou entrar, como o seu quarto ou o escritório. Se você tiver piscina, cuidado redobrado. Lembre-se, claro, de comunicar as regras às crianças quando elas chegarem.
- Planeje algumas brincadeiras com alguns dias de antecedência para providenciar o material que for necessário.
- Prepare o que será servido antes para não perder tempo na cozinha enquanto os amigos dos seus filhos estiverem em casa.
- Se forem muitas crianças, uma sugestão é deixar os lanches prontos em cestinhas individuais; assim, cada uma pega a sua e pode sentar para comer com uma toalha no chão, como em um piquenique.
- Outra opção é transformar a hora do lanche em mais uma brincadeira. Compre discos de pizza individuais e separe coberturas: muçarela ralada, presunto ou peito de peru, requeijão, rodelas de tomate e de ovo cozido, milho, orégano, azeitonas sem caroço, azeite. Deixe que cada criança monte sua pizza, fazendo desenhos que a identifique. Sucesso na certa!
Uma ótima ideia é fazer um piquenique super divertido. Com lanchinhos, frutas, brincadeiras. Como queimada, pega-pega, esconde-esconde, mímica... Se diverta!
Você não tem espaço externo ou então está chovendo? Organize um cinema com almofadas e pipoca, ou então uma cabaninha para brincarem a vontade. Jogo da memória, dominó, use a criatividade!
Ingredientes: pão de milho, queijo tipo petit suisse, fatias de presunto magro, sem capa de gordura, folhas de alface e lâminas de tomate temperadas a gosto.
Modo de fazer: coloque os ingredientes entre os pães em camadas alternadas. Depois corte na metade, formando triângulos e embrulhe em filme plástico.
Fonte: http://casa.abril.com.br/
Curtiram? Então, compartilhe!
Bisous, Helo.
1 comentários
Lolo, eu recebo meu irmão e primos nas férias. é dureza e correria mas é muitoooo bom!!!
ResponderExcluirTemos que ter o dia todo para eles e várias idéias na cabeça, porque eles enjoam fácil, mas é ótimo.
Eu já treino para os filhos das minhas amigas :P
Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.