Cada vez mais democrático, o living precisa acolher com conforto e descontração os moradores e receber com charme os amigos.João Armentano, uma das estrelas mais importantes da arquitetura atual brasileira, recebeu a revista CASA CLAUDIA em seu escritório para ensinar você a transformar a sua sala.
Quem foi criança ou adolescente até os anos 1960 lembrase do ciúme que as mães tinham de sua sala de visitas. Sim, como o nome diz, eram espaços dedicados às visitas, que deveriam se manter impecáveis na arrumação e longe da peraltice dos filhos. televisão neste espaço era sacrilégio. A família poderia se apertar num cômodo menor para assistir a programação, mas macular o estar com o aparelho estava fora de propósito. Pois o mundo desde então mudou muito e as salas das visitas, também. Hoje, totalmente democráticas, elas aconchegam a família toda e os amigos, são espaços para serem vividos à vontade, cumprindo várias funções. Deixaram de seguir estilos pré-determinados de decoração e passaram a refletir a personalidade de seus donos.
Difícil encontrar alguém que não se sinta confortável vestindo jeans. Desde que Levi Strauss, em meados de 1860, criou as primeiras calças com a lona das barracas que abrigavam os mineradores americanos, o tecido caiu nas graças das pessoas. Dá para fazer uma analogia entre o jeans e as salas contemporâneas. nelas, o que se espera é o mesmo bem estar, elegância e casualidade da roupa mais popular do mundo. Para tanto, invista em ...
...iluminação e ventilação naturais. Um living banhado pela claridade do dia é convidativo e ganha movimento, mudando sua aparência conforme o horário. Valorize janelas, portas e demais entradas de luz e ventilação. Não as esconda atrás de cortinas e, se topar uma reforma, aumente o tamanho e o número das aberturas. Assim, além de conquistar mais luminosidade e dispensar aparelhos de ar condicionado, seus ambientes passam a ser uma extensão visual das áreas externas, trazendo a beleza do jardim para dentro da sala. Para a noite, tenha uma iluminação que reproduza as nuances da luz natural. Distribua pontos de luz difusa, criando manchas luminosas suaves , que iluminam sem ofuscar.
...revestimentos naturais. eles são imbatíveis no quesito aconchego. Uma pedra como o limestone, no piso, por exemplo, convida a caminhar descalço, evoca descontração e acolhimento de ninho. O mesmo se dá com as paredes forradas de madeira, mas, atenção, use apenas folhas certificadas. De material quente, elas deixam a sala acolhedora, com acústica agradável e visual encantador.
seguindo uma ordem despretensiosa.
...fibras naturais. Priorize esse item nos móveis, tecidos e tapetes, afinal aqui, o que conta é o conforto tátil. nada mais gostoso do que relaxar num sofá de linho, caminhar sobre fios de seda ou ver a brisa ser filtrada por uma translúcida cortina de voal.
Um bom projeto de interiores concilia esses dois aspectos. no entanto, nem sempre foi fácil achar móveis
belos e cômodos. Lembra-se da poltrona do papai? Superconfortável, mas nada atraente. Por outro lado,
muitas peças de visual primoroso, careciam de comodidade. mais uma vez, mudamos para melhor e hoje o
design assumiu um compromisso com a funcionalidade. escolha para o living móveis que tenham na mesma
medida estética e conforto.
Espelhos, que duplicam a luz, são elemento constante
nas salas decoradas por João Armentano.
Cadê a TV?
Com a chegada das telas finas e planas, o aparelho entrou sem cerimônia nas salas atuais. o problema
está no quadro negro em que ele se transforma quando desligado. Para disfarçar a TV e ganhar uma parede
atraente, uma boa saída é instalar espelhos especiais a 7cm distantes do monitor. Assim, ela só aparece quando acionada. Lançados recentemente, esses novos espelhos mostram com fidelidade a imagem da programação e não interferem no sinal do controle remoto.
O truque do espelho!
Para deixar mais charmoso aquele canto escuro da sala, nada melhor do que uma parede espelhada ou peça
solta, apenas encostada na alvenaria. Além de aumentar a luminosidade, o recurso ajuda a ampliar visualmente o espaço. e que tal duplicar a linda vista da janela? Instale o espelho voltado para a paisagem e mesmo de costas para o jardim, você e seus convidados poderão desfrutar das folhas dançando ao vento ou do pouso de um passarinho.
Cor é fundamental!!
Se há um elemento que traz vida, alegria e energia ao living, este sem dúvida é a cor. Aposte sem medo nela, porém com cautela. Como hoje você pode adorar o amarelo e daqui dois meses estar enjoada do tom, prefira colorir itens da decoração que são facilmente repostos. Sairá bem mais barato trocar as capas das almofadas, do que o sofá, não é? Pintar a alvenaria também é um recurso prático e econômico. Numa tarde você troca a cor de uma parede e renova rapidamente o astral do ambiente.
Créditos: Maria Helena Pug e Cristiane Komesu - Casa Claudia
0 comentários
Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.