Tudo sobre Laminado!

By Heloise Travain - março 31, 2011

Cada vez mais parecido com a madeira, ele é uma boa opção para quem procura um acabamento acolhedor e prático.
Os laminados são um tipo de piso que recebe revestimento melamínico para imitar o aspecto da madeira. "São formados de camadas de materiais tratados com produtos químicos sob pressão, ganhando muita resistência", explica Flávia Ataíde, gerente de marketing da Eucatex. Vamos traduzir: na anatomia dos laminados de alta resistência (esse é seu nome técnico), há uma base de fibras de madeira de reflorestamento sobre qual são coladas folhas de celulose, o papel decorativo impresso que confere a aparência das réguas e, então, uma película transparente de proteção. "Os formatos maiores, que permitem menos interrupções nos desenhos, são os favoritos", afirma Daniel Al Makul, sócio-diretor da Vitrine by Casa Fortaleza. Por isso hoje é possível encontrar réguas com até 30cm de largura.

Dúvidas Frequentes:

Em que situações posso usar laminados? Eles podem ser colocados sobre outro piso?
R. Os laminados podem ser instalados em qualquer área seca, sobre qualquer superfície, exceto carpetes - valem contrapiso, vinil, cerâmica... A única exigência é que não existam desníveis maiores do que 2 mm a cada 2 m lineares. Caso contrário, a superfície dá a impressã de afundar quando se pisa. " A base de madeira dos laminados não combina com água, por isso eles só podem ser empregados em áreas secas" , esclarece Helena Capaz, gerente de produtos da Duratex. Na Europa, os laminados revestem cozinhas, mas o hábito brasileiro de lavar o chão com água em abundância inviabiliza esse uso.

O laminado é recomendado na praia? Saltos finos marcam?
R. A areia é mais dura que o laminado, por isso tende a riscá-lo. Esse problema é atenuado com o uso de modelos AC4 - a classificação AC2 é suficiente em áreas onde as pessoas andem calçadas, inclusive de salto. "Padrões claros disfarçam melhor eventuais riscos", diz a arquiteta Carolina Mesquita, de São Paulo.


Meus filhos são pequenos. O laminado é uma boa opção? E para a casa com bichos de estimação?
R. Sim, por ser resistente é fácil de limpar. " O encaixe entre as réguas não deixa espaço para a poeira e existem versões com tratamento antibacteriano", diz Helena, da Duratex. Não há modelos antiderrapantes - o que pode ser um complicador para cães com problemas nas articulações. " Mas um piso AC3, para alto tráfego residencial, dá conta das brincadeiras e de unhas no piso por anos", afirma Daniel, da Vitrine by Casa Fortaleza.

Qual a diferença entre ele e os pisos e carpetes de madeira?
R. Os pisos de madeira são de matéria-prima maciça, cortados como assoalhos, tacos ou pârques. Eles podem ser lixados e receber tratamento para mudar de cor. Entre as três alternativas, são os mais caros e difíceis de instalar. Já o carpete de madeira, como explica a arquiteta Carolina, leva o nome técnico de laminado de baixa resistência. "A base de fibras de madeira é revestida de lâminas de madeira natural com verniz - e esta oferece baixa resistência a riscos e abrasão.

O piso é imune a cupins?
R. Apesar de receber aditivos protetores na fabricação, sua base pode ser atacada pela praga, que destrói, até concreto. Antes de instalar, examine o local e, se achar o bichinho, mande dedetizar. 


Que padrão escolho para não me preocupar tão cedo com a troca de revetimento?
R. Um piso num tom médio, que imite a madeira natural e fuja de modismos, se adapta a trocas de móveis e de pintura nas paredes. " Eu aconselharia um modelo de cor mel: vai durar anos sem cansar", sugere Carolina.

Como é a instalação? E quanto ao isolamento acústico?
R. A instalação, rápida e sem sujeira (rende até 40m² por dia), pede mão de obra especializada, que pode ser indicada pelo revendedor. O contrapiso é coberto com uma manta de polietileno, que reduz o som dos passos, um procedimento obrigatório - não fazê-lo implica perda de garantia. As réguas são então encaixadas e, em alguns sistemas, coladas - o que não garante maior durabilidade. Como não existe rejunte ente as réguas de laminado, é vital deixar cerca de 1 cm em todo o perímetro junto às paredes para acomodar as dilatações provocadas pela variação de temperatura. O rodapé cobre essa fenda na finalização.

Cadeiras de rodas e as rodinhas dos móveis danificam o piso?
R. "Como todos os pisos duros, os laminados pedem rodízios de silicone ou poliuterano", explica Helena. Os de náilon, aqueles pretos, podem ser substituídos sem muito gasto e dificuldades. Já o equipamento dos cadeirantes possui rodas de borracha vulcanizada, que proporciona aderência adequada a laminados em superfícies planas sem prejudicá-los.


Como é a manutenção? Consigo consertar riscos? Qual a durabilidade?
R. Use vassoura de pelo e pano úmido, bem torcido, com detergente neutro. Nada de passar cera - ensina Flávia. Líquidos devem ser enxugados rapidamente, Cuide para não riscar o piso, porque não há como repará-lo. E saiba que se escolher um modelo instalado sem cola é possível substituir réguas danificadas, mas dificilmente a cor do conjunto ficará uniforme. Se bem tratado, o laminado ultrapassa facilmente 15 anos de uso.


Créditos: Casa Abril.
~~~> Se ficou alguma dúvida deixe seu comentário.

Abraços,
Universo da Designer de Interiores

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.