Wishlist Livros Arquitetura

By Heloise Travain - fevereiro 22, 2015

Olá pessoal!!! A faculdade voltou a ativa, e começo meu segundo semestre de arquitetura. Li alguns livros no ano passado e vou fazer um vídeo no canal do blog falando sobre eles, mas hoje vim aqui mostrar a minha lista de desejos de livros para esse semestre!!! E não se preocupe, aceito como presente, rsrsrs.


1.  Arte de Projetar Em Arquitetura - 18° Edição - A 18ª edição deste manual mundialmente reconhecido pode ser considerada uma nova edição. Por um lado, conservou-se a magnífica proposta do original e, por outro, atualizou-se o seu conteúdo, a fim de responder às novas expectativas que surgiram no mundo da construção, especialmente em relação às exigências ambientais. 'Arte de projetar em arquitetura' é um manual de construção que reúne, de forma sistemática, os fundamentos, normas e prescrições sobre recintos, edifícios, estâncias, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo. Nesta edição, muitos dos capítulos foram revisados e atualizados, nos quais os seguintes temas são abordados: instalações esportivas aquáticas, varandas cobertas, hotéis, evacuação de incêndios, móveis e utensílios de cozinha, restaurantes fast-food, fachadas de madeira, normativas de economia energética, elevadores, arquitetura solar, reabilitação e reutilização de edifícios etc. Além de completar o conteúdo relativo às edições anteriores, esta nova versão é fiel à obra de Ernst Neufert e continua sendo uma referência bibliográfica de reconhecido valor universal, um manual indispensável para arquitetos, técnicos em arquitetura, engenheiros, construtores, professores e estudantes. Desde a sua primeira edição alemã de 1936, realizaram-se 39 edições em alemão e 17 em português, além de ter sido publicado em 18 idiomas diferentes e vendido mais de um milhão de exemplares, no total. (Fonte: Saraiva).

2. Concreto Armado Eu Te Amo Para Arquitetos - Manoel Henrique Campos Botelho - O livro foi concebido e submetido a análise e crítica didática de uma entidade de arquitetos - Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo, que o aprovou. Os arquitetos necessitam de um livro de concreto armado específico que atenda às suas necessidades. O Autor, aceitou o desafio de transformar o seu livro, numa publicação paralela para os arquitetos, com menos cálculos e mais conceitos e ilustrações. O livro tem muitos desenhos e muitas fotos, algumas surpreendentes sobre estruturas de concreto armado. O texto é simples, didático e extremamente agradável, com informações essenciais de como fazer anteprojetos e construir edifícios de baixa altura, com estrutura de concreto armado. Num mundo onde o controle de qualidade é fundamental, essa parceria entre Autor, Editora e a Entidade de Arquitetos é decisiva para a qualidade deste livro. O texto, segue a nova norma NBR 6118/2003 da ABNT e boas práticas profissionais. (Fonte: Saraiva).

3. A Concepção Estrutural e a Arquitetura - Rebello, Yopanan C. P. - Este livro inspirado no trabalho de doutorado do autor reflete sua postura contra a especialização rígida do conhecimento e a sua versatilidade, atestada por projetos estruturais que desenvolvem utilizando os mais diversos materiais como concreto armado, aço, madeira, alvenaria estrutural e argamassa armada. ( Fonte: Saraiva).

4. Tecnologia de Obras e Infraestrutura - Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro, Marcos Crivelar Este livro considera aspectos importantes do planejamento de uma obra. Apresenta serviços preliminares necessários, a organização do canteiro de obras, instalações elétricas e hidráulicas provisórias, a locação de obras, a movimentação e a contenção de terra, terraplenagem, fundações superficiais e produtividade em serviços de infraestrutura. Aborda segurança dos trabalhadores, qualidade na construção civil e sustentabilidade nas atividades de infraestrutura. As atividades propostas auxiliam na fixação do aprendizado. O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Carpintaria, Defesa Civil, Edificações, Estradas, Infraestrutura Escolar, Saneamento, Serviços em Condomínio, entre outros. (Fonte: Saraiva).

5Ergonomia - Projeto e Produção 2ª Edição - Iida, Itiro - Esta obra foi amplamente aceita desde a sua publicação inicial, tendo sido adotada como livro-texto em muitos cursos universitários de graduação e pós-graduação. Para esta nova edição, o autor fez revisão e atualização completas do seu conteúdo. O livro é destinado aos estudantes que tomam primeiro contato com a ergonomia, não se exigindo conhecimentos anteriores em outras ciências como a anatomia, fisiologia, psicologia ou estatística. Como o próprio título indica, pode ser útil aos profissionais de projeto, como os engenheiros, arquitetos e designers. Além disso, apresenta conhecimentos valiosos para aqueles que planejam e gerenciam recursos humanos no trabalho. (Fonte: Saraiva).

6.  Jardim Secreto – Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse- Basford, Johanna - Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. “Jardim Secreto” é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós. (Fonte: Saraiva).

O número 6 Jardim Secreto, não é um livro de arquitetura, porém coloquei ele na lista para descontrair um pouco, e porque achei super interessante a proposta do livro, ainda poderei treinar, experimentar e arriscar nas pinturas!!

Quem já tiver lido comente o que achou, amarei ler a opinião de vocês!

Bisous,


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.