quinta-feira, 16 de maio de 2013

Orfa - A nora com uma fé hesitante


Orfa é um nome cujo radical tem grande variedade de significados como "gamo novo, jovem corça", "dúbia" ou até mesmo "nuca" - sugerindo o sentido de "obstinada" ou "orgulhosa". Ela vacilou em seu compromisso com Noemi e escolhei voltar para a sua vida em Moabe, em vez de apegar-se a Javé (Rt 1.4-14; 4.9-10).
Orfa não era uma mulher má e, na verdade, demonstrou grande afeição pela mãe de seu falecido marido, Quiliom. Porém, apesar de Orfa amar e respeitar sua sogra, ela não possuía a profunda lealdade nem o espírito de abnegação necessários a um compromisso vitalício com Noemi e com o Deus de Israel.
As palavras persuasivas de Noemi revelaram um quadro nítido das incerteza por vir, claramente, Orfa voltou seus pensamentos para os meios de conseguir sua própria felicidade. Com seu retorno a Moabe, ela saiu das páginas da história bíblica.

Uma das coisas que podemos aprender com essa história é que uma decisão que tomamos muda completamente o rumo de nossa vida, talvez se ela tivesse escolhido ficar com Noemi ela teria uma outra vida, outras oportunidades e também feito mais pelo povo de Deus. E o mais importante que legado ela deixou para a sua descendência?

Bisous, Helo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...